Associação Centro de Direitos Humanos

Associação Centro de Direitos Humanos

Promovendo os Direitos Humanos através da Educação

Associação Centro de Direitos Humanos

Promovendo os Direitos Humanos através da Educação

Associação Centro de Direitos Humanos

Promovendo os Direitos Humanos através da Educação

Seminário de reflexão sobre o processo eleitoral moçambicano

A Associação Centro de Direitos Humanos (ACDH) e o Centro de Estudos Urbanos (CEURBE) promoveram ontem, 27 de Agosto de 2019, um seminário para reflectir sobre o processo eleitoral moçambicano com enfoque para o código de conduta eleitoral  e as infrações relacionadas com as eleições. .

O mote do evento, segundo o Coordenador da ACDH, Adérito Notiço, era fazer o lançamento da Brochura sobre os Ilícitos Eleitorais: Das infracções relativas  apresentação de candidatura e das infracções relativas as eleições e as suas organizações aproveitaram o ensejo para convidar as diferentes instituições para reflectir conjuntamente sobre o processo eleitoral.

O Dr. Arquimedes Varimelo (CEURBE) apresentou o tema “Respeitando o código de conduta eleitoral” e o Dr Salvador Nkamate (ACDH) apresentou a brochura sobre os ilicitos eleitorais.

Os participantes louvaram a iniciativa e solicitaram que a iniciativa nao terminasse apenas na Cidade de Maputo mas que fosse divulgado em todo o pais uma vez que fora da Cidade de Maputo ha mais necessidade de conhecimento sobre estes instrumentos.

Na altura o Coordenador da ACDH informou aos participantes que  os processos eleitorais em Moçambique tem sido repletos de casos de ilícitos eleitorais, o que demanda uma intervenção atenta das Organizações da Sociedade Civil (OSC), que por sua vez, devem apresentar-se como guardiãs da legitimidade dos processos eleitorais. Por isso, a ACDH irá promover seminários semelhantes nas províncias de Cabo Delgado, Nampula, Tete e Zambézia dentro das próximas duas semanas.

No evento participaram representantes da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Gabinete do Provedor da Justiça,  Organizações da Sociedade Civil, com destaque para a Ordem dos Advogados de Moçambique (OAM) e a Associação Moçambicana de Juízes (AMJ), Conselho Autárquico da Cidade de Maputo, estudantes e público em geral e teve o apoio da Oxfam, Programa AGIR, DIAKONIA, Instituto Muntipartidário para Democracia e Embaixada da Suécia.

Adérito-Notiço-Coordenador-da-ACDH

Image 1 of 8

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

Close Menu