O Coordenador da ACDH, Adérito Notiço e o Digníssimo Provedor de Justiça, Dr. Isaque Chande, reuniram-se na última sexta feira, 17 de Janeiro, em Maputo, para afinar estratégias de trabalho para o ano de 2020.
Durante o encontro, o Provedor de Justiça enalteceu os resultados da parceria entre a ACDH e o Gabinete do Provedor no que diz respeito ao apoio que a ACDH tem dado na divulgação e promoção da figura do Provedor de Justiça a nível nacional. Segundo o Provedor de Justiça, o ano de 2020 inicia com o novo ciclo de governação, com a tomada de posse de um novo Governo, dos governadores provinciais, dos membros da Assembleia da República e das Assembleias Provinciais, o que coloca novos desafios na divulgação do papel do Provedor de Justiça.
Por sua vez, o Coordenador da ACDH reiterou a vontade da ACDH continuar a aprofundar o seu relacionamento com o Gabinete do Provedor de Justiça no que diz respeito à promoção da figura do Provedor de Justiça, bem como em acções de formação para os colaboradores deste Gabinete.
O encontro terminou com a definição das seguintes áreas prioritárias de trabalho para 2020:
(i) Manter as viagens para Cabo Delgado, Sofala e Zambézia;
ii) Produzir um documentário sobre o trabalho desenvolvido pela ACDH e o Gabinete do Provedor de Justiça;
(iii) Promover a figura do Provedor de Justiça nas Assembleia da República e nas Assembleias Provinciais;
(iv) Formar os colaboradores do Gabinete do Provedor de Justiça em monitoria dos indicadores de direitos humanos.