A Comissão Nacional de Eleições (CNE) credenciou 4 membros da Associação Centro de Direitos Humanos (ACDH) para observar as Eleições Gerais, Presidenciais, Legislativas e das Assembleias Provinciais, de 15 de Outubro de 2019. Trata-se de Adérito Notiço, Salvador Nkamate, Arquimedes Varimelo e João Nhampossa.
Segundo o Coordenador-adjunto da ACDH, Salvador Nkamate, a credenciação da organização para observar as eleições gerais de 15 de Outubro, “resulta do reconhecimento, por parte das instituições de gestão eleitoral, do trabalho que a ACDH desenvolve em prol da promoção e defesa dos direitos humanos em Moçambique”.
De referir que a ACDH tem vindo a trabalhar no processo de consciencialização dos eleitores sobre os crimes relacionadas com a integridade das eleições e, para o efeito, publicou em Agosto deste a Brochura sobre os Ilícitos Eleitorais e recentemente, com o financiamento do Programa AICE, produziu vídeos que foram divulgados pelos órgãos de comunicação social sobre esta matéria.